Contagem receberá, no domingo (21/5), no parque Fernão Dias, o Hacklab Volante, uma ação cultural e educativa, composta por oficinas e uma exposição, que mistura conceitos científicos e artísticos, de forma simples e lúdica. O projeto, que acontece dentro de um micro-ônibus, customizado e transformado, é uma fantástica galeria interativa sobre rodas e já passou por dez cidades mineiras. O Hacklab Volante poderá ser visitado de forma gratuita, das 9h às 16h.
O veículo conta com objetos eletrônicos criados por artistas convidados, como Daniel Herthel, Sara Lana, Arthur Joly e Paulo Nenflídio. Entre as atrações, está também o “menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição que comporta duas pessoas e apresenta programação diária variada. Para os mais saudosistas, a grande atração é uma réplica do Genius, jogo eletrônico que se tornou popular na década de 1980.
Além da exposição, o público também poderá participar da oficina “maker” de gambiologia que será oferecida. “Businhos" é o nome da atividade que tem conquistado a criançada por onde passa o Hacklab Volante. Na oficina, os participantes constroem e customizam um adereço em formato de ônibus, contendo LEDs e outros componentes eletrônicos. A oficina é direcionada para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos e será oferecida nos horários de 9h e 13h. Para participar, devem ser feitas inscrições no local, até 40 minutos antes do início da atividade.
O Hacklab Volante
Idealizado pelo artista visual, designer e pesquisador mineiro Fred Paulino, o projeto carrega um importante viés social e ambiental a partir dos conceitos da gambiologia, movimento que estuda a nossa gambiarra para aplicação na arte contemporânea. "A gambiologia se propõe a discutir a tecnologia como uma ferramenta de transformação social, estimulando o pensamento crítico e promovendo o acesso para que as pessoas possam compreender melhor o universo eletrônico", assinalou.
Segundo Fred Paulino, a gambiologia mostra que, com muito pouco, podemos transformar a nossa realidade, usando de criatividade e boas ideias. “Assim, é possível recorrer, por exemplo, a uma caixa tetrapack de leite ou suco já vazia e a um motor de brinquedo eletrônico fora de uso para, em algumas etapas, criar um robô. Ou, então, utilizar embalagens descartadas de chocolate para criar lanternas personalizadas”, completou.
Serviço:
Hacklab Volante
Data: 21/5 (domingo)
Horário: das 9h às 14h
Local: parque Fernão Dias - rua Rio Comprido, 4665 - Cinco
Atividades: oficinas direcionadas a crianças de 7 a 12 anos
Horários das oficinas: 9h às 11h e 13h às 15h (vagas limitadas, com inscrições no local, até 40 minutos antes do início da atividade)
Horário da exposição: 9h às 11h e 13h às 16h
Informações: Patrícia Matos (31) 98416 0452
Saiba mais sobre o projeto nos links abaixo: